Monday, November 19, 2018

Outono na e da Vida!


Quando leccionei pedia
muitas vezes aos meus alunos
para definirem o OUTONO! 
. . .
Uma das frases 
que jamais esqueci
foi esta:

_ É o TEMPO a envelhecer;


Um dia destes precisei
de ir à Lousã e quando saí 
na minha aldeia
um raio de luz iluminava_a! 


Pelo caminho ... aqui é ali
o sol iluminava o arvoredo! 


Mas o meu olhar não resistiu
a tanta beleza e perdi_me
no meio da folhagem !!! 










De Cecília Meireles:

Canção de Outono

Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.
De que serviu tecer flores
pelas areias do chão
se havia gente dormindo
sobre o próprio coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando aqueles
que não se levantarão...

Tu és folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
E vou por este caminho,
certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão!



17 comments:

  1. Boa tarde, querida amiga Gracinha!
    Nesta hora da tarde em que descanso levemente sem grandes coisas a fazer, despertou-me a música que ouço e vim ver as novidades daqui.
    Vejo uma amiga pelas folhas amareladas e envelhecidas contrastando com o vigor e jovialidade de quem aprecia as folhas outonais em tons térreos
    Que postagem bonita!
    Confesso que não sabia que era professora.
    Tudo belo por aqui nos seus belos olhares de sempre.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ReplyDelete
  2. Espetáculo o OUTONO mostrado em palavras e tuas belas fotos! Poesia da Cecília maravilhosa! bjs, chica

    ReplyDelete
  3. Gosto de ver a natureza "pintada" com estas belas cores outonais.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ReplyDelete
  4. Bom dia Gracinha,
    um olhar muito poético ! que partilho ! adoro ver as árvores no outono e o céu com nuvens ! ficamos com uma sobrecarga de céu azul durante tantos meses, que esse colorido é bem-vindo no "tempo a envelhecer" :)
    uma linda cor para trocar pelos cabelos brancos !!!
    abraço
    Angela

    ReplyDelete
  5. Fotos belíssimas! Cenários perfeitos!
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ReplyDelete
  6. Belisssimas fotos de cores lindas ... e a Gracinha também está be muito bem, mas prefiro as cores da Primavera

    Beijinhosss

    ReplyDelete
  7. Amei te ver nas fotos!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Oi Gracinha,
    Lindas fotos desse outono colorido
    Amei
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ReplyDelete
  9. Eu diria a Cecília Meireles que muito do que existe, seja do mundo animado ou não,é mais do que as folhas do chão.
    E fez bem em perder-se, saímos todos a ganhar:)

    ReplyDelete
  10. Boa tarde Gracinha,
    O seu antigo aluno tinha razão e foi genial na resposta.
    Quem resiste a tanta beleza?
    Adorei os seus olhares outonais.
    Também tenho alguns daqui e de Abrantes que tenho fotografado nos últimos dias.
    Beijinhos,
    Ailime

    ReplyDelete
  11. Lindas definições dessa estação que além de ser tempo de envelhecer nos traz sabedoria... tempo de marinar as emoções para que elas floresçam na primavera, minha amiga!
    Tão lindo também foi o poema de Cecília.
    Um enorme abraço e meu carinho... Hoje também escrevi assim sobre o OUTONO - Madrugadas de outono são boas para abrir a janela e soprar sentimentos.
    Eles pairam, densos, no ar, e fazem vibrar as sensações mais coloridas e ternas.
    Quem dera fosse sempre outono, onde florescessem também os odores da primavera.

    ReplyDelete
  12. Maravilhosa forma de definir o Outono! Uma estação do ano, que acho linda... mas que me dá uma profunda nostalgia... acho que por mim, viveria numa eterna Primavera...
    As imagens... absolutamente deslumbrantes!
    Tenho alguns olhares Outonais... que talvez comece a deixar no blog, na próxima semana...
    Belíssimo post, Graça! E adorei vê-la!...
    Beijinhos! Feliz fim de semana!
    Ana

    ReplyDelete
  13. Outono é o Tempo a Envelhecer também é o título de um livro de Isabel César Anjo, com ilustrações de Maria Keil e pertencia a um grupo de quatro que correspondiam às quatro estações. Seguia-se O Inverno é o Tempo Velho.
    Excelentes fotografias, Gracinha.
    Já que não podemos mudar o tempo, resta-nos admirar a beleza das cores das folhas mortas.
    Beijos, Amiga.
    ~~~~

    ReplyDelete
  14. Boa tarde:- Fotos deslumbrantes. O poema é divino.
    .
    * Porque partes em desatino ( Poetizando e Encantando ) *
    .
    Votos de feliz fim de semana.

    ReplyDelete
  15. Lindo post, com fotos e poema maravilhosos...
    Bjs

    ReplyDelete