Monday, July 9, 2018

DESAPEGO(s) ... de LIVROS!

O DESAPEGO acaba por ser
uma ARTE ... no desprendimento
...
não propriamente ... o desinteresse
por algo em particular ... e neste
caso ... livros que já foram (re)lidos!!!

DESAPEGO
não é sinónimo de frieza ou indiferença
mas algo que temos de 
APRENDER a desenvolver!

DESAPEGO
pode significar AMAR e DOAR
para quem é capaz de APRECIAR!!!

Hoje ... sou de opinião
que os livros deveriam circular
... de preferência a custo zero ...
para REGOZIJO de quem gosta da LEITURA!!!

O DESAPEGO
é libertador e pode ser o SEGREDO
para o apego ao que é imprescindível
à verdadeira FELICIDADE!!!

Estes foram os desapegos de junho:


SEM RUMO ... um romance
agradável à leitura
... melancólico e perturbador ...
num retrato assustador de um homem
despojado das suas defesas sociais!!!


A CASA QUIETA 
exige uma leitura cuidada
pois é registo diferente do habitual:

Consegui dizer
Os dois à procura, os dois já sem procurar
os dois a saber que importa pouco procurar
que a morte não é o que nos ensinaram
Não é o que nos ensinaram

... 

Li muitas obras de Daniel Sampaio
quando exercia e gostei imenso!

TUDO O QUE TENS CÁ DENTRO
surpreende-nos com uma
espantosa ... quase ficção
num mundo de emoções
num universo que sabemos existir
mas que ... nem sempre
temos a coragem de enfrentar!!!

E por último:


FAZES-me FALTA
é a história de um grande amor
confrontado com os seus limites físicos
... uma saga de afectos contraditórios ...
que culminam quando a morte 
lhes põe ... um aparente PONTO FINAL!!!

E em mãos ... numa leitura diária:


15 comments:

  1. Realmente desapegar-nos dos livros deve ser complicado. :))


    {B C- Poetizando } Como é longa esta saudade...

    Bjos
    Votos de uma óptimo Segunda - Feira.

    ReplyDelete
  2. Tenho que começar a praticar o desapego dos livros por uma questão de espaço, mas vai ser difícil.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ReplyDelete
  3. Cracinha,
    tive uma ajuda
    aqui, me surgiu na vida
    jum belo Projeto de nome
    Clube do Livro da Neida
    e posso doar meus livros e ficar
    acompanhando as idas e vindas
    de livros emprestados dia a dia.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ReplyDelete
  4. Concordo contigo em relação aos desapegos.
    Boas leituras.
    Beijinhos
    ~~~~

    ReplyDelete
  5. Os desapego custam sempre... Até os da roupa!! :)
    Coração em desalento.

    Beijos e uma excelente semana

    ReplyDelete
  6. Posso me desapegar de roupas, bolsas, sapatos, até de antiguidades que sou apaixonada, já me desapeguei um pouco, mas de livros é difícil... Também porque não são só meus!
    Beijo, uma boa semana, Gracinha.

    ReplyDelete
  7. Hummm...dou com frequência livros de que gosto ou que penso gostar e se adequem a quem os ofereço. Tenho quase todos de Inês Pedrosa e Daniel Sampaio. Poderia dá-los caso pensasse que alguém os gostaria tanto como eu.

    ReplyDelete
  8. aporte en el blog.

    Espero que vuelvas por el blog siempre que lo desees.
    Besos

    ReplyDelete
  9. Há um certo bem-estar que o desapego proporciona. Gostei da explicação do conceito, que realmente não tem a ver com frieza ou indiferença, mas mais com o deixar fluir. Beijinhos, bom fim de semana :)

    ReplyDelete
  10. Unos buenos títulos, para fomentar la lectura.

    Besos

    ReplyDelete
  11. Alguém escreve:
    Realmente desapegar-nos dos livros deve ser complicado. :))

    EU que o diga... não consigo desapegar-me de nada!

    Sei que é um problema psicológico meu
    devido ao meu passado
    daí....que
    ainda não o consegui ultrapassar

    Gracinha
    vejo que tem em mãos ... uma leitura diária!

    Faz muito bem.

    Li com atenção o que escreveu:
    O DESAPEGO acaba por ser uma ARTE ... no desprendimento
    ...
    algo que temos de APRENDER a desenvolver!

    POIS
    mas, ainda não consigo!!!

    Bom fim de semana, Tulipa

    ReplyDelete
  12. Estou trabalho meu emocional para o desapego e hoje consigo desapegar-me de várias coisas mas os livros ainda sinto-me resistente
    Uma feliz semana Gracinha
    Beijos

    ReplyDelete
  13. Oi Gracinha, geralmente não tenho dificuldades em desapegar-me de várias coisas, mas confesso que quando se trata de livros é bem diferente. Um abraço.

    ReplyDelete
  14. Preciso trabalhar mais essa parte, porque não consigo desapegar de meus livros. Mais estou tentando...
    Ótima semana!
    Abraço grande!
    Escrevinhados da vida

    ReplyDelete
  15. Desapegos... de objectos vários aqui de casa... já vou praticando... de livros... é que ainda ando a ganhar coragem... realmente, não é fácil... mas também precisava de o fazer...
    Beijinhos!
    Ana

    ReplyDelete