Wednesday, May 17, 2017

Flores e poesia!

A natureza entra em harmonia
perfeita e "in perfect" sintonia!
...na transição do inverno para a primavera...
podemos maravilhar-nos...sobretudo na aldeia...
com autênticas pérolas de chuva!





    Se eu morrer novo,
    sem poder publicar livro nenhum
    Sem ver a cara que têm os meus versos em letra impressa,
    Peço que, se se quiserem ralar por minha causa,
    Que não se ralem.
    Se assim aconteceu, assim está certo.

    Mesmo que os meus versos nunca sejam impressos,
    Eles lá terão a sua beleza, se forem belos.
    Mas eles não podem ser belos e ficar por imprimir,
    Porque as raízes podem estar debaixo da terra
    Mas as flores florescem ao ar livre e à vista.
    Tem que ser assim por força. Nada o pode impedir.

    Se eu morrer muito novo, oiçam isto:
    Nunca fui senão uma criança que brincava.
    Fui gentio como o sol e a água,
    De uma religião universal que só os homens não têm.
    Fui feliz porque não pedi cousa nenhuma,
    Nem procurei achar nada,
    Nem achei que houvesse mais explicação
    Que a palavra explicação não ter sentido nenhum.

    Não desejei senão estar ao sol ou à chuva -
    Ao sol quando havia sol
    E à chuva quando estava chovendo
    (E nunca a outra cousa),
    Sentir calor e frio e vento,
    E não ir mais longe.

    Uma vez amei, julguei que me amariam,
    Mas não fui amado.
    Não fui amado pela unica grande razão -
    Porque não tinha que ser.

    Consolei-me voltando ao sol e a chuva,
    E sentando-me outra vez a porta de casa.
    Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados
    Como para os que o não são.
    Sentir é estar distraído.

    Alberto Caeiro, 7-11-1915

6 comments:

  1. Poema maravilhoso e tuas fotos e palavras lindas igualmente!A natureza sempre encanta!! bjs, chica

    ReplyDelete
  2. O bucólico Alberto Caeiro criado pelo nosso mestre...
    Gostei muito das tuas flores que revelam a delicadeza dos teus olhares.
    Beijinhos.
    ~~~~

    ReplyDelete
  3. Fotos e poema fantástico! Amei

    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. As gotas da chuva são como autênticos diamantes! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  5. As palavras tocantes de Pessoa, combinadas com as suas imagens deslumbrantes... melhor? Impossível!
    Mais um post formidável!
    Beijinhos
    Ana

    ReplyDelete